AP1 SO SI
SISTEMA DE INFORMAÇÕES-UFC
RAIMUNDO RODRIGUES
CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO
SISTEMA OPERACIONAL é uma camada coloca entre o hardware e os programas que executam tarefas para os usuários. Responsável pelo o acesso aos periféricos; sempre que algum programa necessite de algum tipo de operação de entrada e saída ele solicita ao sistema operacional. OBJETIVOS DO SISTEMA OPERACIONAL procura tornar a utilização do computador,ao mesmo tempo,mais eficiente e mais conveniente. A utilização mais eficiente busca um maior retorno no investimento feito no hardware. Maior eficiência significa mais trabalho obtido do mesmo hardware. Uma utilização mais conveniente vai diminuir o tempo necessário para construção do programa. Isso também implica a redução no custo do software, pois são necessárias menos horas do programador.
SISTEMA OPERACIONAL NA VISÃO DO USUÁRIO a arquitetura de um sistema operacional corresponde a imagem que o usuário tem do sistema, a forma como ele percebe o sistema. Essa imagem é definida pela interface através da qual o usuário acessa os serviços do
SO. Essa interface, assim como a imagem, é formada pelas chamadas de sistemas e pelos programas de sistema.
CHAMADAS DE SISTEMA são serviços na qual os programas solicitam ao sistema operacional. São semelhantes a sub-rotinas. Contudo, enquanto as sub-rotinas são transferência para procedimentos normais do programa,as chamadas de sistema transferem a execução para o sistema operacional.
NÚCLEO ou KERNEL parte do sistema operacional responsável por implementar a chamadas de sistema.
PRINCIPAIS COMPONENTES DO KERNEL Gerência do Processador, Gerência de
Memória, Sistema de Arquivos e Gerência de Entrada e Saída.
PROGRAMAS DE SISTEMAS algumas vezes chamados de UTILITÁRIOS, são programas normais executados fora do kernel do sistema operacional. Eles utilizam as mesmas chamadas de sistema disponíveis aos demais programas.
INTERPRETADOR DE COMANDOS o mais importante programa de sistema. Esse programa é ativado pelo SO sempre