Como ler partituras musicais
1. 1
Conhecendo a pauta musical. Antes de você ser capaz de começar a aprender a ler músicas, você deve conhecer a pauta ou pentagrama. É o mais básico e mais simples símbolo musical, e é o fundamento para tudo o que vem a seguir.
A pauta é um conjunto de cinco linhas paralelas, e o espaço entre elas. Tanto as linhas quanto os espaços são numerados por questões de referência, e são sempre contados de baixo para cima:
1. 2
Comece com a Clave de Sol. Uma das primeiras coisas que você encontrará quando ler músicas é a clave. Este é o sinal que indica aproximadamente qual a extensão na qual o seu instrumento irá tocar. Todos os instrumentos e vozes com um alcance alto usam a clave de Sol como sua base, e para esta introdução à leitura musica, nos focaremos primariamente nesta clave para nossos exemplos.
A clave de Sol é derivada de uma letra G do Latim ornamentada. Quando as notas são adicionadas à pauta na clave de Sol, elas terão os seguintes valores:
As cinco linhas, de baixo para cima, representam as seguintes notas: E (Mi), G (Sol), B (Si), D (Ré) e F (Fá).
Os quatro espaços, de baixo para cima, representam as seguintes notas: F (Fá), A (Lá), C (Dó) e E (Mi).
Pode parecer muito para se lembrar, mas se você usar mnemônicos ou outros macetes, isso poderá lhe ajudar.
1. 3
Entenda a Clave de Fá. A clave de Fá é utilizada para instrumentos mais graves, incluindo a mão esquerda no piano, contra-baixo, trombones, etc.
O nome "Clave de Fá" tem sua origem na letra gótica F, e os dois pontos acima e abaixo da linha do "F" na pauta. A pauta da clave de Fá representa notas diferentes daquelas na clave de Sol.
As cinco linhas, de baixo para cima, representam as seguintes notas: G (Sol), B (Si), D (Ré), F (Fá) e A (Lá).
Os quatro espaços, de baixo para cima, representam as seguintes notas: A (Lá), C (Dó), E (Mi) e G (Sol).
1. 4
Aprenda as partes de uma nota. Símbolos individuais de notas são uma combinação de três elementos