Argumentos A Favor Da Praxe
Hoje em dia o tema “praxe” é algo que tem dado muito que falar devido aos seus prós e contras e todos os acontecimentos recentes que tem marcado a sua imagem.
Na minha opinião a praxe, vista de uma perspetiva exterior, é algo que marca os chamados “caloiros” de forma diferente devido as experiencias que vivenciam nela.
Alguns dos argumentos que eu considero válidos a favor da praxe são:
1- “Só é praxado quem quer;
É certo que é conhecidos vários casos que em muitas faculdades os “caloiros” são obrigados a fazer o que lhes mandam por medo de desrespeitar os superiores devido a postura severa que muitos optam por usar para os intimidar. No entanto esses “superiores” não deixam de ser pessoas, alunos e muitas vezes pouco mais velhos do que os “caloiros”, por isso há sempre a oportunidade de dizer “Não” quando não se concorda com alguma coisa, pois esses “superiores” não são mais do que os simples caloiros e não são mais matriculas que vão faze-los superiores.
2- “A praxe é a forma dos caloiros se integrarem”;
Na minha opinião isto é verdade, acredito que numa praxe se conhece muita gente incluindo pessoas de outros cursos.
3- “A praxe é tradição”;
Sim, é verdade e na minha opinião todos aqueles que ingressam numa faculdade a deviam de cumprir. É verdade que nem todas as tradições são as mais corretas e já chegamos a conclusão que em muita “casas” a praxe também não o é. Mas mais uma vez saliento a ideia que somos capazes de dizer “não” quando não concordamos pois temos ideias próprias. Não ser praxados implica não viver o espirito académico.
4- “As praxes são brincadeiras”;
Por experiencias próximas sempre ouvi dizer “as praxes desenrolam-se num ambiente amigável, de respeito mútuo e de confraternização, que passa por brincadeiras inocentes.” Para mim, quando há agressão, violência ou humilhação, não estamos perante a praxe, mas perante abusos de pessoas malformadas tal como em todas as situações que não incluem praxe.
5-