Argumentos Lógicos
Rio de Janeiro, 01 de Novembro de 2013.
Turma: T.I(informática)/1° Período - Disciplina: Raciocínio Lógico.
Tema: Argumentos Lógicos.
Professor: Seimou Oshiro.
Aluno: Rodrigo Martins.
Sumario
Introdução............................................................................ 3. Desenvolvimento................................................................. 4. Conclusão............................................................................ 7. Bibliografia........................................................................... 8.
Introdução
Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico)1 .
Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de outra frase declarativa conhecida como conclusão.
Um argumento dedutivo afirma que a verdade de uma conclusão é uma consequência lógica das premissas que a antecedem.
Um argumento indutivo afirma que a verdade da conclusão é apenas apoiada pelas premissas.
Toda premissa, assim como toda conclusão, pode ser apenas verdadeira ou falsa; nunca pode ser ambígua.
Em função disso, as frases que apresentam um argumento são referidas como sendo verdadeiras ou falsas, e em consequência, são válidas ou são inválidas.
Desenvolvimento
Conceituação de Argumento.
Um argumento é um conjunto de enunciados -- mas não um conjunto qualquer de enunciados. Num argumento os enunciados têm que ter uma certa relação entre si e é necessário que um deles seja apresentado como uma tese, ou uma conclusão, e os demais como justificativa da tese, ou premissas para a conclusão. Normalmente argumentos são