ARENA PANTANAL
O projeto elaborado pela GCP Arquitetos para a Arena Pantanal tem como objetivo a concepção de um equipamento esportivo de última geração, de acordo com as rigorosas exigências da FIFA, inserido em um amplo conjunto arquitetônico adequado à realidade de Cuiabá e essencialmente comprometido com a sustentabilidade, a responsabilidade sócio-ambiental e a requalificação urbana da cidade.
A área do conjunto arquitetônico onde a Arena Pantanal está inserida ocupa aproximadamente 300 mil metros quadrados, espaço atualmente subutilizado e que será objeto de requalificação urbana. O novo projeto vai transformar o local em um grande parque com múltiplo uso, instalações esportivas, culturais, educativas e de entretenimento.
O projeto tem como conceito a criação de uma arena multiuso que poderá ser operada futuramente por uma empresa privada, segundo tendência mundial do setor.
A preocupação central foi afastar o risco de, ao atender apenas às necessidades, recomendações e restrições específicas da FIFA, deixar como herança um equipamento superdimensionado e sem uso real pela comunidade.
O estádio terá capacidade para 43,6 mil pessoas, porém como será feito com placas de pré-moldados poderá ser reduzido para 28 mil, atendendo assim a necessidade do futebol local. As salas exigidas pela FIFA durante a Copa localizada abaixo das arquibancadas serão retiradas posteriormente para transformar o espaço em um Centro de Convenção.
A área prevê estacionamento para 15 mil vagas. As arquibancadas – todas cobertas e com assentos - estarão divididas em níveis. Haverá camarotes e espaço de imprensa em 108 divisões. Não haverá o fosso como no velho estádio Verdão. Isso permitirá maior proximidade do público com o campo e jogadores. O estádio também terá áreas específicas como business seats, tribuna de honra e camarotes Vips.
O complexo está sendo construído no mesmo local que abrigava o complexo do Verdão, no bairro Verdão, e contará com restaurantes, hotéis,