Arena Pantanal - Cuiabá
O novo estádio, construído de acordo com todas as exigências da FIFA, sediará 4 partidas da Copa do Mundo FIFA 2014, abrigando as seleções da Austrália, Coréia do Sul, Chile, Bósnia, Nigéria, Japão, Colômbia e Rússia.
Sua capacidade de público está estimada em 42.968 pessoas. Para a Copa 2014, a Arena Pantanal abrigará 39.000 pessoas, obedecendo à uma margem de segurança estipulada pela FIFA.
O investimento total na construção da obra foi orçada em R$ 454,2 milhões, incluindo já a parte de tecnologia de informação, assentos e obras do entorno do estádio. Porém, as atuais medições por parte dos governos estadual e federal já chega à casa dos 600 milhões.
Desenhado pela empresa paulista GCP Arquitetos,4 o projeto da Arena Pantanal apresenta um estádio com característica inglesa e adaptação ao clima local com conceito sustentável e flexível para multiuso. Foi considerado um dos melhores pela FIFA, especialmente no conceito sustentabilidade. A obra contará com um amplo complexo para visitação durante toda a semana. O projeto prevê um estádio aberto e bem ventilado.
O estádio terá capacidade para 43,6 mil pessoas, porém como será feito com placas de pré-moldados poderá ser reduzido para 28 mil, atendendo assim a necessidade do futebol local. As salas exigidas pela Fifa durante a Copa localizadas abaixo das arquibancadas serão retiradas posteriormente para transformar o espaço em um Centro de Convenção.
A área prevê estacionamento para 15 mil vagas. As arquibancadas – todas cobertas e com assentos - estarão divididas em níveis. Haverá camarotes e espaço de imprensa em 108 divisões. Não haverá o fosso