arena pantanal
O investimento no estádio é estimado em R$ 518,9 milhões, com R$ 285 milhões de financiamento federal. A entrega está prevista para outubro de 2013. Com capacidade para 43 mil espectadores durante o Mundial, o projeto conta com arquibancadas móveis para 17 mil pessoas e prevê um espaço multiuso que será administrado por empresas. O complexo contará com restaurantes, hotéis, estacionamentos, lagos, bosque e pista para caminhada. O espaço, depois do Mundial, ainda poderá ser utilizado como centro de convenções, palco para shows e feiras.
Uma das marcas do projeto é a atenção em relação ao meio ambiente. Caminhões e outros equipamentos que saem da obra, por exemplo, são lavados para não sujar as ruas. No local da lavagem, a água passa por um processo de decantação e é reaproveitada. Até tinta e vernizes utilizados deverão seguir uma série de exigências, como não emitir partículas tóxicas que podem prejudicar a saúde.
» Galeria de fotos, com opção de download em alta resolução
A madeira incorporada à edificação é certificada e os resíduos deixados por esse material ganham nova utilidade. O que virou entulho na demolição do antigo Verdão foi reciclado e aproveitado no aterro e nas vias de acesso. A qualidade do ar e da terra é monitorada permanentemente e os aparelhos de ar condicionados são vistoriados. O objetivo dos critérios de sustentabilidade é obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que verifica e atesta a qualidade ambiental de um