Arena Fonte Nova
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
EMERSON STEIN DO NASCIMENTO
JONATAN RAMOS
LUANA PIZONI FELTRIN
MATEUS DA SILVA PADILHA
MAX LOSS
THAISE APARECIDA GUIZONI DE OLIVEIRA
ORLEANS
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como princípio explicar sobre como foi o planejamento desde o projeto, construção até a conclusão da obra. Analisando custos da obra, a parte sustentável, o que foi reutilizado do antigo estádio e também algumas curiosidades relacionadas à construção e depois de concluída a obra.
DESENVOLVIMENTO
O Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira (nome oficial) ou Itaipava Arena Fonte Nova é um estádio de futebol localizado em Salvador, no estado brasileiro da Bahia, no mesmo local do antigo Estádio Octávio Mangabeira.
No início do mês de janeiro de 2013, atingiu 90% das obras concluídas, sendo o quarto estádio mais avançado dentre os doze que sediaram a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.
Foi oficialmente inaugurada no dia 5 de abril, com presença da presidente Dilma Rousseff.
Inicio e conclusão do projeto: 29 de agosto de 2010 - 8 de março de 2013.
O antigo estádio da Fonte Nova foi totalmente implodido em 29 de agosto de 2010.
Custo da Obra
O investimento total no empreendimento foi de R$ 591,7 milhões, dos quais R$ 323,6 milhões de financiamento federal via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Sustentabilidade
O volume de concreto utilizado na construção chegou a 45 mil metros cúbicos, com todo o material da antiga Fonte Nova sendo reutilizado.
A armação da arena pesa 5,2 mil toneladas e a estrutura metálica 1,8 toneladas. Foram usadas 12 mil peças de pré-moldados e 65 mil metros de estacas. De todo o material utilizado, 70% foram de fornecedores da própria Bahia.
Reutilização de 100% do concreto da antiga Fonte Nova.
Cobertura que capta água da chuva para o reuso, as brises da fachada,