banco de dados Relacional introdução
Mas afinal, o que é um banco de dados? Um banco de dados é uma coleção de dados persistentes, inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico.
1.2 História de banco de dados
Nas décadas de 60 e 70 a empresa IBM, percebendo quão custoso era operacionalizar a organização de arquivos e armazenamento dos dados, conduziu muitas pesquisas neste período, onde os modelos hierárquicos, de rede e relacionais e outros modelos foram desenvolvidos. Em 1970, Ted Codd pesquisador da IBM, publicou o primeiro artigo sobre bancos de dados relacionais, que discutia o uso de cálculo e álgebra relacional para permitir que usuários não técnicos armazenassem e recuperassem grande quantidade de informações. Codd visionou um sistema onde o usuário pudesse acessar as informações através de comandos, onde as informações ficariam armazenadas em tabelas. Devido à natureza técnica desse artigo e a relativa complicação matemática, o artigo não foi realizado, no entanto, ele levou a IBM a montar um grupo de pesquisa conhecido como System R (Sistema R)
Apesar dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa System R, o primeiro sistema comercial de banco de dados foi construído pela Honeywell Information Systems Inc, em 1976 quando Peter Chen propôs o modelo Entidade-Relacionamento (ER) para projetos de banco de dados, o que possibilitou uma nova e importante percepção dos conceitos de modelos de dados. O modelo ER proposto pelo Dr. Peter possibilitava ao projetista concentrar-se apenas na utilização dos dados sem se preocupar com estrutura lógica de tabelas . Por esse motivo, o modelo ER é utilizado pelo projeto conceitual para modelar os conceitos do banco de dados de forma independente de SGDB. Por esse motivo, o modelo ER é utilizado pelo projeto conceitual para modelar os conceitos do banco de dados de forma independente de SGDB. O sistema era baseado em muitos princípios do sistema que a IBM concebeu, mas foi implantado e modelado fora