Marketing 4 Ps
Matéria: Brasil - Desenvolvimento do Nordeste.
Devido o aumento da renda popular e aparentemente com melhores condições no financiamento de imóvel, houve um crescimento em alguns anos no setor imobiliário como exemplo Salvador-BA. As empresas investiram na construção de imóveis, e em 2007 a incorporadora baiana Andrade Mendonça fez uma parceria com a Cyrela lançando o maior empreendimento residencial em construção no nordeste conforme a demanda. Porém começou os problemas naquele período, com a falta de trabalhadores para construir os prédios, as obras sofreram atrasos. Consequentemente precisava terminar o quanto antes, pois o demanda estava aquecida, com isso os custos das obras aumentaram e os preços foram alterados, para o descontentamento dos clientes.
No Segundo EXAME Fórum Nordeste, com a presença de lideres e representantes de várias empresas, foi discutido os fatores que possam auxiliar no aumento da produtividade no nordeste e no seu desenvolvimento, como no exemplo a construção de imóveis em salvador. As duas principais situações citadas no fórum é a falta de mão de obra qualificada e a falta de infraestrutura que contribuem para o não crescimento da região.
Um levantamento importante segundo a revista EXAME, é que o nordeste teve um aumento do seu produto interno de 2004 a 2013, chegando algumas empresas na região e aumentando o emprego. Porém sem recursos para aproveitar esse momento bom, a situação do nordeste fica estagnada, pois voltamos na velha situação em que a mão de obra é cara, falta infraestrutura e com a baixa escolaridade, pois existem poucos profissionais na região e com isso gera uma baixa produtividade.
Uma comparação feita pelo economista Jorge Jatobá é que a taxa de produtividade no nordeste é a metade nacional. Significa que um trabalhador americano produz o mesmo que cinco brasileiros.
A diferença nessa comparação entre os americanos e os brasileiros fica claro devido o investimento na educação no país