Areas degradadas
GESTÃO AMBIENTAL
GERALDO BATISTA MATOS
ATIVIDADE DE PROdUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR – INDIVIDUAL
LEVANTAMENTO DA REALIDADE AMBIENTAL EM COMUNIDADE RURAL DO VALE DO JEQUITINHONHA
Taiobeiras – MG
2011
geraldo batista matos
ATIVIDADE DE PROdUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL
LEVANTAMENTO DA REALIDADE AMBIENTAL EM COMUNIDADE RURAL DO VALE DO JEQUITINHONHA
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Atividade interdisciplinar, envolvendo as disciplinas: Recursos Hidricos, Residuos Sólidos, Elaboração de Projetos de Conservação e Proteção Ambiental, Estatística.
Docentes: Rosimeire Midori Susuki Rosa Lima, Thiago Augusto Domingos, Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro e Eliana Maria de Oliveira Araman.
Taiobeiras/MG
2011
O trabalho apresentado foi elaborado na comunidade rural de Baixa Quente, Distrito da cidade de Araçuaí, município localizado no Vale do Jequitinhonha, região nordeste do Estado de Minas, com uma área de 2.235.696 km2 e uma população total de 36.041 habitantes dos quais cerca de 25.000 residem na sede do município e o restante na zona rural. As principais atividades econômicas praticadas no município são a mineração, agricultura, pecuária, comércio, artesanato, pequenas indústrias de calçados e de laticínios (O IHD – Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,687 (PNDU 2000).
A comunidade visitada se distancia da sede do municipio em cerca de 20 km, tendo como único acesso estrada de terra batida de responsabilidade do municipio, estando localizada na margem esquerda do ribeirão Calhauzinho, afluente do rio Araçuai, o qual empresta seu nome a Bacia Hidrográfica da região.
A população local gira em torno de 800 pessoas, cerca de 200 familias, que vivem basicamente da ajuda financeira proveniente de programas sociais do Governo Federal, tendo como atividade econômica a agricultura de subsistencia, criação de pequenos animais,