Areas de aplicação da psicologia
Áreas de Aplicação da Psicologia
A palavra psicologia deriva da palavra grega “Psiqui” que significa o estudo da mente, da alma e dos comportamentos mentais.
A psicologia estuda a alma, a mente, os comportamentos e a forma como as pessoas se relacionam com elas próprias.
Exemplos de termos abordados na Psicologia tais como, o desenvolvimento, as bases psicológicas do comportamento, a aprendizagem, a pressão, a consciência, a memória, o pensamento, entre muitos outros.
As duas grandes áreas envolvidas no estudo do comportamento, são a Sociologia e a Biologia, porque se distinguem em ciências da natureza e em ciências sociais e humanas, os aspectos biológicos que estudam as relações entre a biologia, o comportamento e os seus processos mentais, os sociólogos interessam-se principalmente pela influência do meio social no comportamento do individuo.
Sabe-se que a Psicologia é uma ciência complexa. Isto acontece porque a Psicologia relaciona-se com várias ciências, isto é, que há várias áreas que estão envolvidas com a Psicologia, para além disso o tema que esta quer abordar também é muito complexo, pois há muitas pessoas com feitios e personalidades bastante diferentes.
A psicologia distingue-se em dois conhecimentos o conhecimento científico, e o conhecimento vulgar.
O conhecimento cientifico é baseado em factos estudados e comprovados, que são falados e ditos segundo a área que foi estudada e analisada, algo bastante concreto e observável que não deixa duvidas nenhumas, algo que é considerado verdadeiro e no qual todos de baseiam nele.
Em contra partida no conhecimento vulgar, não tem por de trás nenhum estudo científico, é baseado naquilo que se vê e se sabe da sociedade, este conhecimento caracteriza-se por ser espontâneo e imediato, assistemático e desorganizado, dramático e acretivo, superficial e sensitivo, e ainda subjectivo e prático.
Mas como tudo, este comportamento cientifico, trás vantagens mas também