Psicologia moderna
A Psicologia é uma área muito ampla que possui diversas orientações teóricas, áreas de pesquisa e de aplicação.
Cada orientação teórica possui um conjunto específico de pressupostos filosóficos e epistemológicos, metodologias de pesquisa, técnicas, protocolos de trabalho e até mesmo diretrizes políticas. Existem diversas orientações teóricas na Psicologia. Na verdade existem diversos conjuntos de orientações teóricas. Cognitivistas; Comportamentais; Humanistas, Psicanalistas e Sócio-Históricas podem ser considerados os principais conjuntos de orientações teóricas da Psicologia, apesar de existirem outros de menor expressão. Há divergências e divisões dentro desses conjuntos, mas há também semelhanças que por sua vez nos autorizam a agruparmo-nas em conjuntos.
As orientações teóricas dentro da Psicologia são tão numerosas que se formos levar em consideração todas as divisões dentro dos conjuntos já citados podemos afirmar tranquilamente que há várias centenas de orientações teóricas.
As diferenças entre os conjuntos de orientações teóricas são tão grandes a ponto de vários teóricos considerarem a existência de várias Psicologias e não somente de uma - afinal de contas cada orientação teórica afirma tomar para si o estudo de um objeto com características diferente dos demais objetos de estudo das outras.
Um parte considerável dos epistemólogos modernos afirma que o critério mais importante para a criação de uma área de estudo independente é a eleição de um objeto de estudo que possua características específicas e se diferencie dos demais. Alguns dizem que isso já basta, outros mais criteriosos e sabiamente desconfiados afirmam que precisa-se de algo mais...
Já as áreas de pesquisa permitem o