area e volume de uma superficie
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta demasiado em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca. No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo. Nesses casos, a necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos à pessoa. Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.
É muito comum vermos que as pessoas estão muito unânimes, isto é, estão muito parecidas umas com as outras, não digo fisicamente, mas o modo de vida que estão levando. Hoje em dia, praticamente todos têm um produto comum e, aquele que não tem determinado produto, é visto como o diferente, o “excluído” da sociedade. Como exemplo, podemos citar o celular: Há um tempo, o celular só era comum àqueles que era de um status social mais elevado.
Conclusão
Consumismo é a mania que temos nos dias de hoje de comprar as coisas não por necessidade, mas sim por curiosidade ou por outras pessoas terem aquele mesmo produto etc.Já o consumo é comprar as coisas somente por precisão mesmo , ou seja, quando tiver necessidade de adiquirir aquilo.