Area industrial
14.3.1 Conceito de Capacidade Instalada
A capacidade instalada representa o potencial de produção ou volume máximos de produção que uma determinada empresa, unidade, departamento, ou seção, consegue atingir durante um certo período de tempo, tendo em conta todos os recursos que tem disponíveis, sejam eles equipamentos produtivos, instalações, recursos humanos, tecnologias, experiência e outros. É importante referir que o fato de se estar próximo da capacidade instalada não significa necessariamente que todos os recursos estejam próximo do seu limite máximo de capacidade. Na realidade poderá haver equipamentos, por exemplo, a ser utilizados quase a 100% e outros equipamentos, na mesma ou em outras fases do processo produtivo, que estejam a ser utilizados muito abaixo da sua capacidade. Constitui objetivo da gestão tentar evitar situações deste tipo. E os impactos sobre os custos unitários e na lucratividade seria uma escassez artificial do produto e assim forçando o aumento nos preços dos produtos.
O conceito de capacidade instalada também é utilizado freqüentemente na economia para caracterizar todo um setor de atividade ou mesmo toda uma região. Quando o volume de produção está abaixo da capacidade instalada, diz-se que existe desemprego de fatores. Quanto o volume de produção se aproxima da capacidade instalada, diz-se que existe pleno emprego.
Custeio industrial totalidade de custos incorridos na produção durante determinado período de tempo. É composto por três elementos: matéria direta, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação.
Materiais Diretos (MD) - refere-se se a todo material que se integra ao produto acabado e que possa ser incluído diretamente no cálculo do custo do produto. Ex.: matéria-prima, insumos secundários, material de embalagens.
Mão-de-Obra Direta (MOD) - é o custo de qualquer trabalho executado no produto alterando a forma e natureza do material de que se compõe. Ex.: gasto total com salários e