Marketing mix na área industrial
Curso de Administração/
MONOGRAFIA FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Marketing Mix Na Área Industrial
S&E Instrumentos De Testes e Medição Ltda.
Karina Spina Chelist Miras
Emília Satoshi Miyamaru Seo
SÃO PAULO
2001
Universidade Ibirapuera
Curso de Administração
Karina Spina Chelist Miras
Marketing Mix Na Área Industrial
S&E Instrumentos de Testes e Medição Ltda.
Monografia final de Estágio Supervisionado apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração pela Universidade Ibirapuera.
Orientador: Emília Satoshi Miyamaru Seo
SÃO PAULO
2001
INTRODUÇÃO
A constante evolução tecnológica, a formação de blocos econômicos, as fusões de empresas, o desemprego, a recessão e a competitividade gerada pela globalização são fatores que levaram ao aparecimento de um mercado industrial aparentemente contrastante: mais exigente em termos de qualidade e com menos dinheiro disponível para gastar. Um mercado que procura, cada vez mais, fornecedores que atendam suas reais necessidades, no que se refere a alta qualidade e baixo preço.
O mercado industrial é o mercado de bens e serviços produzidos ou revendidos para uso dos mesmos na produção, comercialização ou locação de outros bens ou serviços.
Segundo Buell, citado por SIQUEIRA (1192: 31) “Marketing industrial diz respeito ao marketing de bens e serviços para empresas (industriais, comerciais e agrícolas) ou organizações institucionais (governo, universidades etc.) para uso dos mesmos ou para a produção de outros bens e serviços”.
As empresas industriais possuem características que as distinguem das empresas de consumo. No marketing de consumo a demanda é estimulada por meio de canais de distribuição, enquanto no marketing industrial a demanda é criada pelo desenvolvimento de um produto ampliado, oferecendo serviços e benefícios adicionais ao cliente.