Contabilidade geral
CONCEITO
A contabilidade é uma ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos.
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.”
“A contabilidade, na condição de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio, busca, por meio de apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ele, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários.”
Possui três requisitos para ser ciência:
• O campo de atuação: que são entidades, entendidas as de direito público ou privado, as com ou sem fins lucrativos, as pessoas físicas ou jurídicas.
• O objeto: que é o patrimônio das entidades, que contabilmente é definido como o conjunto de bens, direitos, deveres e obrigações de uma entidade.
• E ao método: das partidas dobradas.
OBJETIVO (Finalidade)
Permitir o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas.
Dentre as informações destacam-se aquelas de natureza econômica e financeira. As de natureza econômica compreendem, principalmente os fluxos de receitas e despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade. As informações de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.
ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITAVOS DO PATRIMÔNIO
A contabilidade estuda o patrimônio nos seus aspectos qualitativos e quantitativos. O aspecto qualitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais segundo a natureza de cada um. Trata do detalhamento desses componentes, segundo a sua espécie. O aspecto