Moeda de cambio entre paises...
NOTA DE AULA 6 Taxas de Câmbio e o mercado de Câmbio. 1. Taxa de Câmbio – Conceito. A taxa de Câmbio é o preço da moeda de um pais em relação à moeda de outro pais. Ela é determinada, na maioria dos paises, no mercado de câmbio e suas variações são fortemente influenciadas pelos resultados das transações com o exterior (balanço de pagamentos). 2. Mercado de Câmbio O mercado de câmbio ou de divisas é constituído pelos agentes que desejam trocar (comprar e vender) moedas conversíveis de diversos paises. Uma moeda é conversível quando é livremente trocada por outras moedas estrangeiras e é inconversível quando não tem aceitação fora do seu país. 3. Participantes do mercado de câmbio Participam do mercado de câmbio os agentes que necessitam comprar ou vender moeda e os intermediadores destas transações. O grupo dos compradores é composto, geralmente por: I) Importadores; II) Turistas nacionais; III) Empresas de turismo e navegação (comerciantes de serviços); IV) Investidores estrangeiros, Hedgers e especuladores; V) Devedores de empréstimos. No grupo dos vendedores encontramos: I) Exportadores; II) Tomadores de empréstimos; III) Turistas estrangeiros; IV) Investidores estrangeiros, Hedgers e especuladores; V) Empresas de turismo e navegação (comerciantes de serviços). No Brasil, todas as transações com moeda estrangeira têm que ser registradas no Banco Central (BACEN) e somente algumas instituições estão autorizadas a operar com o BACEN, são os Dealers.
1
Mestre em Economia de Empresas, pela UCB - Universidade Católica de Brasília; Especialista em Finanças, pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Controladoria, pela Faculdade Tibiriçá/SP. Servidor do Banco Central do Brasil.
4. Captação de recursos em moeda estrangeira. Os agentes econômicos podem obter recursos no mercado internacional, utilizando diversos instrumentos