História
Entre as várias polêmicas que cercam as obras Ilíada e Odisséia, a maior delas é sobre seu(s) escritor(es). Assim, de acordo os estudos feitos nas Unidades 1 e 2, envie para seu tutor, na ferramenta Portfólio, um texto comentando do que se trata a Questão Homérica, bem como quais as principais opiniões a respeito da existência de Homero e de mais autores para estes textos, ressaltando os argumentos de cada opinião diferente. Tente descrever, também, as polêmicas em torno do(s) momento(s) histórico(s) retratado(s) nestas obras.
Ilíada e Odisséia, estabeleceram um marco no tempo histórico dividindo- o em período Pré- Homérico e Homérico.
(Barbosa 2008), Homero é um dos poetas mais discutidos até pela polêmica sobre a escrita das obras, que podem ter sido elaborada por mais de um poeta. Não há certeza sobre sua real existência mas acredite-se ser por volta do século VIII a.c, na Jônia (atual Turquia). Lendas em torno dele: cegueira; pobreza e até viajante poeta itinerante.
Ilíada e Odisséia as mais completas obras que chegaram até nós referentes ao período da história da Grécia do século VII a.c ,(Período Homérico) tratam de acontecimentos que teriam ocorridos na Grécia, aproximadamente em 1200 a.c(Período pré-Homérico).
Referente as suas obras, segundo informações, episódios narrados por Homero aconteceram durante a civilização creto – micênico. Estudiosos acreditam que as informações que chegaram ate nós através desses dois poemas dizem repeito ao período que segue a queda da civilização creto- micênica.
Informações trazem traços de pensamento da época, características culturais, vestimentas são próprias de sua comtemporâneidade, e não dos cretos – micênicos, por isso admite-se que Ilíada e Odisséia se refere a períodos específicos( Pré Homérico e Homérico) e a três momentos históricos gregos: creto – micênica e a vida nos palácios;a chegada dos dórios destruindo a civilização Creta – micênica e a Idade das trevas