Economia
Introdução
A partir deste momento, vamos buscar entender a intervenção do estado na economia na busca do equilíbrio e a manutenção do nível de emprego.Tais intervenção ocorre através da política econômica e seu entendimento esta condicionado ao aprendizado de seus instrumentos.
UMA DEFINIÇÃO DE POLÍTICA ECONÔMICA Os conceitos mais abrangentes de política são úteis para a exata definição de Política Econômica, dado que esta não pode ser vista como um conjunto de procedimentos estanques e isolados. Deste modo pode-se definir Política Econômica como sendo ”a atuação deliberadas do governo, no sentido de que se alcancem objetivos de natureza econômica, consistentes com outros fins não necessariamente econômicos, definidos ao nível mais amplo da política pública.” E a mesma pode ser vista dentro de três óticas de política: A cambial, a monetária e a fiscal
O Mercado de Câmbio, Política Cambial.
O Mercado de Câmbio O Mercado, num sistema econômico, é formado pelas pessoas que querem comprar e pelas que querem vender bens e serviços, ou seja, os consumidores e os empresários. O mercado de câmbio ou de divisas permite, por exemplo, que as empresas brasileiras importem produtos de outros países, como, por exemplo, dos Estados Unidos, pagando em reais, e que seus fornecedores cobrem os bens em suas próprias moeda nacional, isto é, dólares.
Política Cambial: Instrumento da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos demais países. Os termos em que se expressa a política cambial refletem as relações políticas vigentes entre os países, com base no desenvolvimento econômico.
A taxa de câmbio é o preço de uma moeda expressa em outra. A taxa de câmbio expressa-se como o número de unidades de moeda nacional por unidade de moeda estrangeira. É o valor que uma moeda nacional possui em termos de outra moeda nacional; é a taxa pela quais duas moedas de países diferentes podem ser trocadas (cambiadas).