Arduino
SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS
PRÉ-PROJETO: PLATAFORMA ARDUINO ALTERNATIVA TECNOLÓGICA PARA CUSTOMIZAR PESQUISAS NA AMAZÔNIA.
Santarém – Pará
Novembro/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA
SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS
ROGEAN GOMES
SANDRO OLIVEIRA DA SILVA
SELENA CRIXI MIRANDA LEÃO
PLATAFORMA ARDUINO ALTERNATIVA TECNOLÓGICA PARA CUSTOMIZAR PESQUISAS NA AMAZÔNIA.
Santarém – Pará
Novembro/2014
RESUMO
A utilização e incorporação de sistemas eletrônicos estão presentes e visíveis em grandes variedades de produtos em todas as áreas, e na pesquisa científica não é diferente. A pesquisa científica vem agregando conhecimentos para produção de novos conceitos e novas tecnologias, e algumas áreas do conhecimento utilizam experimentos que coletam e armazenam dados importantes pertinentes à pesquisa. Experimentos estes que dependendo da área estudada e a complexidade da pesquisa torna-se inviável devido ao alto custo de alguns equipamentos eletrônicos.
O Arduino é uma plataforma de sistema embarcado para prototipagem eletrônica baseada em hardware e software, com o objetivo de permitir desenvolvimento de periféricos interativos com o ambiente. Vem se destacando devida sua facilidade de utilização por pessoas com mínimo de conhecimento em eletrônica, baixo custo e adaptação para multiplataforma, usado em qualquer sistema operacional (McRoberts, 2011).
OBJETIVOS
Geral
Demonstrar a plataforma Arduino como alternativa tecnológica em pesquisas científicas na Amazônia.
Específicos
uantificar a quantidade de resíduos de pescado gerados pelos processos de beneficiamento e filetagem do mesmo.
Averiguar as práticas de reaproveitamento dos resíduos e o destino final dos mesmos.
JUSTIFICATIVA
Devido à grande abundância existente de pescado, empresas de beneficiamento de pescado se instalam na região para processar e comercializar os mesmos, mas esses processos de beneficiamento geram