Arduino
Antigamente o principal dispositivo para amplificar baixos sinais de rádio e TV eram as válvulas, que apresentavam uma série de desvantagens, viu-se então a necessidade de criação de um componente que apresentassem menos ou nenhuma desvantagem.
O primeiro transistor foi inventado em 1951 por Shockley, um dispositivo que tinha capacidade de amplificar sinais de rádio e TV, e que exige uma potência bem menor em comparação com uma válvula. O transistor possibilitou a criação de novos componentes eletrônicos, como por exemplo, o CI que contém um número grande de transistores.
Figura 2.1 – Transistor Bipolar
2.1- TRANSISTOR POLARIZADO
A junção de dois diodos pode ser comparado a um transistor não polarizado. Cada diodo tem tensão de aproximadamente de 0,7V.
Figura 2.2 – Junção de diodos
2.2 - EMISSOR
A função do emissor é passar elétrons livres para a base. A base por sua vez passa a maior parte de seus elétrons para o coletor. A dopagem do coletor é intermediária entre a forte dopagem do emissor e a fraca dopagem da base.
Figura 2.3 – Transistor polarizado
A fonte VBB da figura 1.3 polariza diretamente o diodo emissor e, a fonte Vcc polariza reversamente o diodo coletor. Os elétrons livres do emissor entram na base somente a partir do momento em que há polarização direta no emissor.
2.3 - BASE
Se a tensão da fonte VBB for maior que 0.7V, os elétrons entrarão na região da base. Eles podem circular em diversas direções . Pode passar pela base de forma que passe pelo resistor RB indo para o lado positivo da fonte e, pode ir em direção também ao coletor.
A base é muito estreita e, consequentemente a região mais fraca em relação aos elétrons.
2.4 - COLETOR O coletor é a região onde agrupa grande parte da quantidade dos elétrons, estando no coletor, estes elétrons passam pelo Rc e, são atraídos pela fonte Vcc para o polo positivo.
3 - AMPLIFICADOR OPERACIONAL