arcadismo
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. E Por isto muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos.
No Brasil, o Arcadismo chega numa época em que os ecos de liberdade vindos dos Estados Unidos e da Europa provocam um verdadeiro frenesi entre os intelectuais. A independência das treze colônias norte-americanas desencadeia a Inconfidência Mineira, em 1789, e é no interior dela que nasce o arcadismo brasileiro. Muitos de nossos poetas árcades foram também inconfidentes. Fatos históricos:
- Iluminismo ou llustração(Conhecido também como “século das luzes’’: as “luzes” da ciência(razão) contra a ignorância da mentalidade conta-refomista e da inquisição).
- Intenso desenvolvimento científico e filosófico.
- Revolução Francesa.
Linguagem Árcade:
A linguagem árcade é a expressão das idéias e dos sentimentos do artista do século XVIII. Seus temas e sua construção procuram adequar-se à nova realidade social vivida pela classe que a produzia e a consumia: a burguesia.
Características:
- Afirmação orgulhosa da racionalidade. Razão = Verdade = Simplicidade e clareza.
- Arte ligada ao Iluminismo. Oposição ao absolutismo despótico e ao poder (barroco) da Igreja.
- Imitação dos clássicos gregos. Em especial, Virgílio e Teócrito, clássicos pastoris.
- Culto da simplicidade. Como se atinge a mesma? Através da imitação (não no sentido de cópia, mas no de seguir modelos já estabelecidos).
- Imitação da natureza campestre, isto é, da ordem e do equilíbrio que essa natureza apresenta, o que dá a mesma um caráter de