Relatório de fisico-quimica:Determinação de constante de equilibrio
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Curso: ENGENHARIA QUÍMICA
Disciplina: FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL
Docente: JOSÉ GERALDO
Turma: 2013.2
PRÁTICA 6: DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE EQUILÍBRIO DE UMA REAÇÃO EM SOLUÇÃO
GRUPO:
Aluno(a): Andrezza Araújo Rodrigues da Silva Mat.: 11111203
Aluno(a): Pedro Henrique Monteiro da Silva Mat.: 11111938
João Pessoa, Novembro/2013.
1. Introdução
1.1 Equilíbrio Químico
Uma reação química é composta de duas partes separadas por uma flecha, a qual indica o sentido da reação. As espécies químicas denominadas como reagentes ficam à esquerda da flecha e, à direita, ficam os produtos, ou resultado da reação química.
Reagentes Produtos
A + B C + D
Algumas reações químicas acontecem de forma completa até que um dos reagentes seja consumido por inteiro, formando um produto. Essas reações são denominadas reações irreversíveis, como a reação de combustão.
Quando a reação não se completa e os reagentes e produtos mantêm-se em equilíbrio, utilizam-se duas setas em sentidos contrários ou uma seta dupla para separar as duas partes da reação química.
O equilíbrio químico é observado somente em reações do tipo reversíveis e indica que a reação que se processa em um sentido (dos reagentes para os produtos, sentido direto) tem a mesma taxa de desenvolvimento que a reação que se processa no sentido inverso (dos produtos para os reagentes). Ou seja, no equilíbrio, a taxa na qual os reagentes se transformam em produtos é igual à taxa da reação inversa onde os produtos se transformam em reagentes.
Reagentes Produtos
O sentido duplo da seta indica que tanto a reação da esquerda para a direita, como a inversa, podem ocorrer. Suponhamos que as espécies A e B sejam misturadas em uma solução aquosa e que são monitoradas as concentrações de C em função do tempo, conforme