Manual do Arquiteto
1
Manual de
FASE
Escopo de Projetos e Serviços de
ARQUITETURA E URBANISMO
Indústria Imobiliária
Arq. Henrique Cambiaghi
Arq. Roberto Amá
2
FASE
DIREITOS
AUTORAIS
RESERVADOS
Todos os direitos desta edição, reprodução ou tradução são reservados.
A reprodução deste Manual só pode ser feita mediante download, após cadastro individual e pessoal através do site de cada entidade signatária, ou autorizada para este fim.
Nenhuma parte ou todo desta publicação pode ser reproduzida, alterada ou transmitida de outra forma ou meio, sem autorização expressa da
Comissão Gestora dos Manuais
“In Memorian”
Ao término deste longo e árduo trabalho, no momento da celebração da sua conclusão, lamentavelmente perdemos o colega, amigo e incansável batalhador pelas causas da cadeia produtiva da indústria da construção civil e em particular do setor de projetos: ROBERTO AMÁ.
Por isso dedicamos a ele todos os Manuais de Escopo de Projetos e Serviços.
3
FASE
Apresentação Geral
A definição prévia, clara e cuidadosa do escopo dos serviços envolvidos na elaboração de projetos, é uma necessidade para o início de qualquer projeto em qualquer tipo de empreedimento.
No entanto, nem sempre acontece dessa forma. Muitos projetos (grandes ou pequenos) começam com acordos mal-ajustados entre seus idealizadores e os responsáveis pela preparação dos projetos.
Dúvidas sobre o que, quando e como deveria ser elaborado, desenvolvido e entregue pelos projetistas são comuns em todas as etapas do projeto, gerando situações desconfortáveis para todos os envolvidos. De um lado, os empreendedores, com a impressão de que pagaram por serviços que não foram efetivamente realizados.
De outro, profissionais e empresas de projeto, que apesar de cumprirem todas as tarefas que imaginaram fazer, têm sua imagem desgastada pelo descontentamento dos contratantes.
A situação não é benéfica para nenhuma das partes e, muitas vezes, nasce de um contrato