Arcadismo
Arcadismo em Portugal
COOPEC
Colégio Cidade das Hortênsias
Canela
2013
O Arcadismo surgiu por meados do século XVIII, a denominação arcadismo veio de uma área lendária da Grécia Antiga chamada de Arcádia região campestre do Peloponeso, onde dizia-se que era a morada do Deus Pã e onde viviam pastores que trabalhavam modestamente, com simplicidade e que se divertiam fazendo competições de poesia e música, também é denominado neoclassicismo, pois recobra os valores do classicismo e do renascimento.
O Arcadismo foi o movimento literário que surgiu após o barroco, originou-se na Europa. Guiados pelo iluminismo os Árcades propiciaram profundas mudanças, políticas e sociais. O Arcadismo foi a arte e a expressão da burguesia, tal que a classe social que ascendeu ao poder na Revolução Francesa foi a Burguesia em 1789.
Itália: Em 1690, surgiu a Arcádia, uma academia que tinha como preceito difundir as ideias Árcades no lugar do Barroco.
Portugal: Teve forte influencia da Itália, a primeira academia Árcade portuguesa foi a Árcadia Lusitana em 1756, a partir daí várias outras academias literárias surgiram, a mais importante delas foi a Nova Árcadia, em 1790, que contou com um dos maiores poetas português, Bocage.
A literatura era a principal forma cultural do movimento, apesar de ser estudado e escrito por pessoas letradas e que pertenciam a classes sociais elevadas, o movimento defendia a simplicidade e se voltava contra a luxúria e ganancia da alta sociedade. Características do Arcadismo
As características deste período podem ser, vulgarmente, dividas em duas partes.
Máximas latinas; São frases, lemas que foram aderidos