Arcadismo - Os inconfidentes
Esse filme foi baseado pelos livros Os Autos da Devassa e Romanceiro da Inconfidência.
Esse filme ilustra o momento político da Inconfidência, apresentando a reconstrução história do período a cena política que influenciou a produção literária de vários autores como:
Tomás Antônio Gonzaga,
Cláudio Manuel da Costa,
Basílio da Gama.
Introdução:
A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.
Resumo
Nesse filme foi criado um grupo, liderado por Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente como Tiradentes, e nesse grupo tinha os poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com uma inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia).
O grupo de inconfidentes marcaram o dia do movimento em que a derrama seria executada. Desta forma, poderiam contar com o apoio de parte da população que estaria revoltada. Porém, um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, traiu o grupo revelando sobre o movimento para as autoridades portuguesas, em troca do perdão de suas dívidas com a coroa. Todos os inconfidentes foram presos, enviados para a capital (Rio de Janeiro) e acusados pelo crime de infidelidade ao rei. Alguns inconfidentes ganharam como