Arcadismo
Movimento literario inspirado em uma lendária região da Grécia Antiga, a Arcádia. De acordo com a lenda essa região era habitada por pastores, que viviam de forma simples que se divertiam cantando, celebrando o amor e o prazer, era dominada pelo deus Pan.O Arcadismo foi criado em 1690, por italianos, que reuniam os escritores com a finalidade de combater o Barroco e disseminar os ideais neoclássicos.
A linguagem árcade expressa as idéias e os sentimentos do artista do século XVIII.
Origem
O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, surgiu no continente europeu no século XVIII, durante uma época de ascenção da burguesia e de seus valores sociais, políticos e religiosos. Esta escola literária caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza. O nome originou-se de uma região grega chamada Arcádia (morada do deus Pan).
O Iluminismo
O Século XVIII é conhecido como "SÉCULO DAS LUZES": o RACIONALISMO (Descartes), que prega o uso da razão como único método aceitável para a explicação de tudo o que existe ("Penso, logo, existo"), foi uma das principais causas do avanço científico, da grande quantidade de "saberes"produzidos naquele século. Esse período de intensa produção intelectual recebe o nome de ILUMINISMO e os principais pensadores da época - os iluministas - são Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot, D'Allembert, Robespierre, Danton, Marat, etc.
Tudo que antes era explicado e endossado pela fé, passa a ser explicado pela razão. Por isso, além da Ciência, da Arte, da Literatura, começam a passar pelo crivo do Racionalismo as questões políticas, econômicas e sociais. O sistema sócio-econômico-político predominante na Europa, nessa época, é o ABSOLUTISMO, que consiste no exercício do poder por um único indivíduo - o soberano, o rei - que faz e desfaz as leis de acordo com sua vontade e/ou necessidade, que manda e desmanda na sociedade inteira, recebendo o endosso da Igreja, que argumenta que o poder