Arbitragem cambial
Definição: É uma operação que consiste unicamente na troca de uma moeda por outra.
Tipos de arbitragens: Simples Composta
As operações de arbitragens possibilitam: • A realização da troca de moedas internacionais; • Ganho no diferencial de paridade; • Liquidação pronta ou futura; • Não afetam a posição de câmbio.
[pic]
Arbitragem simples Os bancos que operam câmbio no Brasil geralmente mantêm um percentual muito grande de seus saldos em dólares americanos ou Euros, por exemplo. Isso para evitar a pulverização de suas reservas. O que impediria a aplicação do dinheiro ocioso no overnight internacional. Assim, se surgir um importador interessado em comprar uma quantia muito grande de libras esterlinas, o banco arbitra dólares por libras e efetua a emissão da ordem de pagamento em moeda inglesa para pagar a importação. A arbitragem simples pode também ser meramente especulativa. Se, por exemplo, as cotações do dólar americano e dólar canadense forem:
Em New York: USD.1,00 = CAD.1,1649
Em Montreal: USD.1,00 = CAD.1,1641
Um especulador poderia trocar, em New York, USD.1.000.000,00 por CAD.1.164.900,00. Imediatamente trocaria em Montreal CAD.1.164.900,00 por dólares americanos, o que lhe proporcionaria a quantia de USD.1.000.687,23. Todas essas operações são feitas por via bancária e de forma muito rápida. Isso porque, imediatamente, outros especuladores começam a fazer o mesmo e as taxas tendem a se igualar em New York e Montreal. Portanto, a arbitragem age também como uma equalizadora de taxas. Ocorre que nem sempre é possível fazer arbitragem simples, porque determinada moeda não está disponível nas praças desejadas.
Arbitragem composta
Também conhecida como arbitragem indireta ela é efetuada mediante a utilização de mais de duas praças de câmbio. Por meio de um exemplo, torna-se mais fácil conheça-la:
Zurique New York Londres
GBP.1,00=CHF.2,3021