sistema financeiro internacional
• Nos anos 70, promover empréstimos para programas sociais (principalmente para educação) e desenvolvimento da agricultura
• Na década de 80, ajudar a resolver o problema da dívida externa e estimular a modernização.
Nos dias atuais, a Europa já está reconstruída e as dívidas externas dos principais países do Terceiro Mundo já estão equacionadas. Conseqüentemente, houve a volta dos financiamentos privados para os países, particularmente para os subdesenvolvidos. Com isso, o papel político do BIRD tornou-se menor do que no passado.
De modo geral, o objetivo desse banco é estimular o crescimento do comércio internacional mediante empréstimos a médio e longo prazo. Como seus empréstimos têm fins produtivos, eles elevam o padrão de vida das nações solicitantes e melhoram as condições de vida dos povos.
Para que um país se torne membro do BIRD, é necessário que seja previamente membro do FMI.
O Sistema Banco Mundial como Fonte de Financiamento Internacional
Os projetos financiados pelo BIRD têm por objetivo o desenvolvimento econômico, mas onde o capital privado não se sente atraído. Todos os empréstimos do BIRD são feitos de governo para governo ou instituições garantidas pelo governo. Tal fato o caracteriza como uma instituição, proeminentemente, intergovernamental.
O capital privado é a fonte mais importante de financiamento para os empréstimos do BIRD, sendo esta uma diferença em relação ao FMI. Outra diferença consiste no horizonte, ou seja, enquanto o FMI busca solucionar problemas temporários e no curto prazo, o BIRD e suas subsidiárias têm objetivos a longo prazo.
O BIRD ajuda os países em desenvolvimento no estabelecimento de programas de investimento e formulação de projetos específicos.
O BIRD possui 4 subsidiárias com funções específicas e que foram criadas para complementar suas atividades:
1. Corporação Financeira Internacional (CFI)
2. Associação Internacional de Desenvolvimento (AID)
3.