Energia solar
Indicado para utilizar em locais isolados como casas de campo, refúgios, centros de pesquisas, torres de telecomunicações, repetidores de fibra ópticas em rodovias, bombeio de água, etc.
O Benefício deste sistema se baseia quando o custo de se conectar a rede elétrica é muito elevado devido a distancia, e ao baixo nível de manutenção, ruído e emissão de poluentes comparados aos geradores.
1 - Um sistema Solar Fotovoltaico básico é composto por:
Painel fotovoltaico: Converte a luz solar em energia elétrica, normalmente 12vcc - corrente contínua. As células fotovoltaicas são feitas de um material semicondutor, geralmente de silício (um recurso muito abundante na terra), que é tratado quimicamente para criar uma camada de carga positiva e uma camada de carga negativa. Quando a luz solar atinge uma célula fotovoltaica, um elétron é desalojado. Estes elétrons são recolhidos por fios ligados à célula, formando uma corrente elétrica. Quanto mais células, maior a corrente e tensão.
Controlador de carga: Funcionam como válvulas para o sistema. Servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.
Bateria: Trabalham como pulmões. Armazena a energia elétrica gerada pelo painel ao longo do dia, para ser usada à noite ou em dias muito nublados ou chuvosos.
Inversor: Cérebro do sistema é responsável por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada, para alimentar equipamentos como televisores, rádios e outros
Fonte: Neosolar Energia
2 - Vantagens ambientais da energia fotovoltaica
A interação entre o silício e a luz solar, que gera a energia fotovoltaica, não produz resíduos. Por isso, ela é considerada uma fonte de energia limpa ou ecológica. Além disso, a