arabes
Alagoa Nova, 04 de março de 2013
Aluno: Péricles Levy Torres Matias
Professor:
Disciplina: Nota:
Trabalho de Historia
Tema:
A cultura dos Árabes
Língua e escrita dos Árabes
A língua Árabe
É denominada árabe a língua semita, bastante ligada às línguas hebraica, aramaica e fenícia. O primeiro texto escrito em língua árabe foi descoberto em inscrições em pedras na Síria, que são datadas de 328.
Na sua forma padrão moderna este idioma é oficial, sozinho ou em conjunto com outra língua, em 24 países soberanos, todos eles localizados na Ásia ocidental (oriente médio), norte e leste da África. Além disso, o árabe é a quinta língua mais utilizada em todo o planeta, considerando boa parte de suas variedades e o número de falantes nativos.
O árabe é também a língua litúrgica do islã, ou seja, a principal língua de seus textos religiosos, tendo assim, uma função semelhante à que possuía o latim no mundo ocidental como língua oficial do cristianismo. Assim, qualquer adepto da fé islâmica domina, em certo grau a língua, bem como a sua escrita, desde os muçulmanos da Bósnia-Herzegovina à Indonésia.
Apesar da religião ser uma forma de propagação e fator de unificação da língua, o idioma árabe possui várias vertentes, que às vezes são bastante incompreensíveis. A primeira grande distinção a se fazer é entre o árabe clássico ou corânico, e o árabe moderno. Adeptos do islã residentes em países cuja língua não é o árabe dominam em geral o árabe clássico, e têm dificuldade em compreender a variedade moderna, tanto falada quanto escrita. Outra divisão importante é entre o árabe formal, presente nos textos clássicos, e o coloquial, utilizado na comunicação diária entre as pessoas, fenômeno parecido com o que acontece com a língua portuguesa no Brasil.
Além destas divisões, o idioma