Aquisições horizontais
A aquisição horizontal ocorre quando uma empresa adquire (compra) outra empresa do mesmo segmento. Esse tipo de aquisição aumenta o poder de mercado da empresa compradora, pois ela explora vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa, sendo estes baseados em custos e receitas.
Pesquisas mostram que esse modelo de aquisição tem melhor desempenho quando as empresas tem características semelhantes, entre elas cultura, modelo de Administração, Estratégia, entre tantos outros. Essas características ajudam para que a integração das duas empresas ocorra de forma tranquila.
Exemplo: Campari compra Sagatiba
O Grupo Campari anunciou a compra da Sagatiba, a cachaça Premium líder no mercado nacional, por US$ 26 milhões de dólares.
A empresa italiana comprou 100% da Sagatiba e também pagará um valor adicional equivalente a 7,5% das vendas anuais da bebida durante os próximos oito anos. Segundo comunicado publicado pelo Grupo Campari, a Sagatiba vendeu 112 mil caixas da bebida em 2010, o que representa um aumento de 21,6% em relação às vendas de 2005. O Brasil representa dois terços do mercado total da marca.
No comunicado, a Campari diz ainda que o negócio permitirá explorar o crescente e atrativo mercado de cachaça Premium. A companhia já ocupa posição de destaque no mercado de bebidas no Brasil. Entre suas marcas estão, além do Campari, Dreher, Old Eight, Drury´s além da vodka Skyy.
A compra da Sagatiba ocorreu depois que a Campari acertou no início do ano passado um acordo de distribuição da marca no Brasil e América do Sul, ampliando para cerca de 40 a base de países onde a cachaça é vendida no mundo. O acordo marcou a entrada do grupo italiano no mercado de cachaça, um dos mais fortes da indústria de bebidas do Brasil.
Fontes:
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI254781-16373,00-CAMPARI+COMPRA+SAGATIBA+POR+US+MILHOES.html