comunicação
Na segunda metade do século XX, a aquisição tornou-se uma estratégia importante, usada pelas grandes empresas, para crescer e vencer desafios competitivos. Até mesmo as empresas menores e mais concentradas começaram a adotar estratégias de aquisição para crescer e entrar em novos mercados. Entretanto, as estratégias de aquisição não estão livres de problemas: algumas aquisições fracassa,.
As aquisições podem ser usadas para criar valor para os stakeholders da empresa. Antes de descrever os atributos associados com as aquisições eficazes, é examinado os problemas mais importante que as empresas experimentam quando usam uma estratégia de aquisição.
1.1 FUSÕES, AQUISIÇÕES E INCORPORAÇÃO Fusão é uma estratégia pela qual duas empresas concordam em integrar suas operações de forma relativamente igual.
Aquisição é uma estratégia pela qual uma empresa compra o controle, ou 100%, de outra empresa com a intenção de tornar aempresa adquirida uma subsidiária em seu portfólio. Nessa caso, a administração da empresa adquirida responde à administração da empresa adquirente. Enquanto a maioria das fusões são transações amigáveis, as aquisições podem ser amigáveis ou não amigáveis
Incorporação é um tipo especial de estratégia de aquisição em que a empresa –alvo não solicita a oferta da empresa compradora. A quantidade de ofertas de incorporação não solicitadas aumentou durante o desaquecimento da economia em 2001 – 2002, uma ocorrência comum em recessões econômicas porque as empresas mal-administradas que são subavaliadas com relação aos seus ativos são identificadas mais facilmente.
1.2 RAZÕES PARA AS AQUISIÇÕES
Uma das principais razões para uma aquisição é a obtenção de mais poder de mercado. Poder de mercado existe quando uma empresa consegue vender seus produtos ou serviços além dos níveis da concorrência ou quando os custos de suas atividades principais ou de apoio estão abaixo daqueles de seus concorrentes.
O poder