Aquisição da linguagem segundo piaget
Deste modo, podemos que, o papel da “comunicação” no desenvolvimento cognitivo tem uma longa história em Psicologia, datando do trabalho sobre a fala infantil realizado nas décadas de 20 e 30 por Piaget, na sua Suíça, e por Vygotsky na União Soviética.
A importância de Piaget reside principalmente na “teoria do conhecimento”.Que ele propõe e no”modo” como a utiliza para explicar os estágios do desenvolvimento cognitivo.
Para Piaget, “o conhecimento”, resulta de uma actividade estruturadora por parte do sujeito. Esse conhecimento decorre, segundo ele, do próprio comportamento que gera esquemas de acção, por meio da interacção do sujeito com o objecto da aprendizagem.
Ele acredita que a fonte de inteligência não esteja no grupo social, mas, sim, nas próprias acções do indivíduo sobre o meio. Afirma também que o desenvolvimento da linguagem é limitado pelo desenvolvimento cognitivo, no sentido de que, há aspectos da linguagem que a criança só será capaz de dominar depois de ter atingido um nível correspondente de controlo cognitivo.
Em seu primeiro livro, a linguagem e o pensamento (1923 trad. bras.,1986), Piaget deixa claro que está interessado especificamente, nas “funções da linguagem”.Dentre as inúmeras perguntas que ele se colocava, destaca-se:”Porque as crianças falam? Quais são os seus objectivos a usar a linguagem? Que função a linguagem infantil exerce?”. Tentando responder as estas perguntas, Piaget se envolve em diversas investigações. Um dos primeiros estudos de Piaget foi conduzido em uma escola pública Genebra. Nela, a linguagem de dois meninos (Lev e Pie),