aquilo que eu nao sei
Introdução
A pintura e o mosaico:
São as formas físicas que melhor documentam o seu modo de vida, pois inspiram-se sobre tudo mundo visível do quotidiano.
I. Pintura Mural: era feita a fresco e a encáustica, na qual as paredes interiores dos edifícios estavam revestidas.
II. Pintura Móvel: era também feita a encáustica ou a têmpera, sobre painéis de madeira.
Origens da Pintura Romana: remontam aos Etruscos, que por norma tinham como hábito de pintar paredes interiores dos túmulos, e só mais tarde as suas casas. Assim a pintura teve duas funções, a proteção e a de embelezamento. Possuía uma grande vivacidade narrativa e uma plástica expressiva, linear e vigorosa.
Influências:
Egípcias: sentia-se , sobretudo, no Retrato, muito abundante.
Gregas: apesar de ser díficil de explicar, porque a pintura grega não eras dos nossos dias, mas no entanto, ainda existem obras das pinturas e mosaicos gregos, mais no período da Colonização da Grécia pelos Romanos. Uma outra influência dos gregos foi a pintura a imitar mármores de diversas cores, eles acrescentavam ainda o sentido prático, documental e realista.
Temas:
Pintura Triunfal: era inspirada em cenas históricas, batalhas, feitos heroicos. Era utilizada em funções políticas, documentais e comemorativas,m tem a origem etrusca. Esta pintura recorre estiliticamente, á narrativa contínua, cheia de pormenores formais. Um dos maiores exemplos desta temática é a celebração do casamento de Alexandre Magno.
Pintura Mitológica: este tipo de pintura já foi mais abundante e iniciou-se sobre os mitos e mistérios sobre a vida dos deuses. Era rica na composição de personagens e nas cores.
Pintura Paisagem: inspirava-se na Natureza e revestia-se de um carácter bucólico e poético. A sua representação era sonhadora, fantasita e por muitas vezes realista.
Naturezas-Mortas: eram pequenas