Aquecimento e Alongamento
O aquecimento tem como objetivo preparar o corpo para o exercício que é proposto, trabalhando nos músculos e articulações que serão usadas, para que não haja danos e problemas futuros envolvendo-os. Através do alongamento pretende desenvolver a flexibilidade que é um fator importante para a reabilitação do músculo e articulação e é responsável pela amplitude do movimento sem dor nem restrições.
O alongamento é usado para um crescimento e elasticidade do tecido mole que será trabalhado mais intensamente no exercício que segue, proporcionando assim uma melhor flexibilidade e amplitude corporal. Existem três tipos de flexibilidade: estática, balística e dinâmica. A estática representa a amplitude em volta da articulação sem a ajuda de nenhuma velocidade. A balística refere-se a movimentos compassados, que possuem ritmo, é responsável pelo ato de pular e balançar. A flexibilidade dinâmica utiliza da velocidade rápida para realizar o movimento com amplitude.
Há três tipos de aquecimento usados principalmente nos treinamentos de força: aquecimento geral, aquecimento específico e alongamento que é dividido em estático e dinâmico.
Aquecimento geral
O aquecimento geral é o mais utilizado de uma forma global, pois são ligados ao exercício que será feito posteriormente. Tem como objetivo aumentar a temperatura central do corpo e de cada músculo, preparando o sistema cardiovascular e pulmonar para uma resistência e desempenho maior. Ao elevar a temperatura do corpo, nosso sistema cardiovascular se encontra mais preparado para maior desempenho, por exemplo, numa corrida, a produção do líquido sinovial é aumentada otimizando a maior tolerância de força recebida.
O aquecimento geral é dividido em dois: aquecimento orgânico e neuromuscular. No aquecimento orgânico evidencia força e a parte cardiopulmonar. E no aquecimento neuromuscular é trabalhada a força dos músculos, articulações e do sistema