Alongamento e aquecimento
Essa elevação de temperatura pode aumentar a taxa metabólica, o fluxo sanguíneo, a quantidade de oxigênio nos músculos, a capacidade em suportar maiores cargas e uma melhora na coordenação motora. Esses benefícios podem evitar lesões. Com a temperatura muscular baixa, ou seja, abaixo da temperatura ideal do corpo para prática esportiva, os músculos podem ficar mais “fracos”.O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.
Alongamento: O alongamento é muito confundido com o aquecimento. Antes de qualquer atividade física devemos preparar o nosso corpo para enfrentar a prática do esporte. Alongar significa realizar exercícios que estimulam a flexibilidade dos músculos. Aquecimento é começar o treino numa intensidade baixa e ir incrementando o ritmo.
As vantagens do aquecimento antes da prática do esporte já estão comprovadas. Porém, quando o assunto é alongamento, surgem vários questionamentos. O alongamento antes das atividades físicas sempre foi discutido. Os estudos mais recentes indicam que o alongamento estático antes do treino não traz muitos benefícios para o corpo. Pelo contrário, pode até reduzir o desempenho do atleta. O alongamento ajuda na prevenção de lesões nos músculos e tendões, evitar dores musculares e ajuda a aumentar a flexibilidade. Tipos de alongamento: Tríceps
· Lateral
· Coluna
· Braços
· Costas
· Abdômen
· Peitoral
· Deltóide
· Sóleo Gastrocnémio
· Ombros
· Abdômen
· Glúteos lombar
· Glúteos
Bibliografia: www.atletx.com.br,