Aquecimento global e alterações climáticas
Introdução
O presente trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração, inserido no módulo 5 - Um desafio global: o desenvolvimento sustentável
O Aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objetivo de análise por parte dos cientistas.
Assistimos na televisão, jornais, revistas, catástrofes climáticas e as mudanças que estão a ocorrer rapidamente no clima mundial. Nunca se viram mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores como têm acontecido nos últimos anos. O número de desertos tem vindo a aumentar, tal como os furacões, várias regiões do planeta como calotes polares estão a derreter.
Aquecimento Global
O Aquecimento Global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes, e há possibilidade da sua continuação durante o frequente século. O fenómeno manifesta-se como um problema na temperatura sobre as áreas do Hemisfério do Norte, entre o Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer. O clima marítimo do Hemisfério do Sul é mais estável, embora o aumento do nível médio do mar também o atinga. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos e este está em equilíbrio com a velocidade da evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o Efeito de Estufa.
A maior parte do aumento de temperatura observado desde meados do século XX foi causada por gases do efeito estufa, como resultado da atividades humana como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação.
Modelos climáticos protegem que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100.
A variação dos valores reflete o uso de diferentes futuras emissões de gases de estufa e resultados de