alterações climáticas
GLOBAIS
O QUE SÃO AS ALTERAÇÕES
CLIMÁTICAS?
As alterações climáticas globais são induzidas pelo homem, isto é o resultado da nossa enorme emissão de gases de efeito de estufa para a atmosfera. Estas emissões têm várias origens tais como as actividades industriais, actividades agrícolas, centrais energéticas, carros e aviões.
Actualmente este fenómeno é considerado como um problema sério à escala global devido ao ritmo acelerado com que está a ocorrer.
Efectivamente, de um modo geral, os cientistas concordam que as temperaturas à superfície da Terra estão a aumentar.
Os gases que contribuem de forma mais significativa para este efeito de estufa são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso
(N2O) e os compostos halogenados, como os HFCs,
PFCs e SF6.
As principais fontes antropogénicas destes gases, assim como a sua importância relativa para o aquecimento global, encontram-se expressos na ilustração2.
Ilustração 2 Principais fontes antropogénicas dos gases e respectiva contribuição para o efeito de estufa
CAUSAS
Mudanças climáticas são produzidas em escalas diferentes de tempo como temperaturas muito altas e temperaturas muito baixas, chuvas, a temperatura dos oceanos, nebulosidade, unidade relativa do ar.
As alterações climáticas baseiam-se em causas naturais e por influência do Homem (a partir da revolução industrial).
CAUSAS NATURAIS
Causas naturais de influência externa
Como as origens solares, também os impactos de meteoritos, o próprio arrefecimento global, o vulcanismo e a deriva dos continentes. DERIVA DOS CONTINENTES
EL NIÑO E LA NIÑA
ESFRIAMENTO GLOBAL E
GLACIAÇÕES
VULCANISMO
CAUSAS ANTROPOGÉNICAS
EMISSÃO GASES DO EFEITO
DE ESTUFA
Já não existem dúvidas, as mudanças climáticas são intensificadas pelas actividades humanas. A emissão de gases tem vindo a crescer ao longo dos anos.
O painel governamental sobre as mudanças