Moradia Estudantil
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
METODOLOGIA
Hotel estudantil
Aluna: Iris Martins Castão
Data: 09/12/14
INTRODUÇÃO
Para o meu trabalho final foi proposto um hotel/hostel voltado para o público estudante, no bairro Eloy Chaves, em Jundiaí-SP.
A escolha do tema foi feita através de um levantamento da área, pensando nos benefícios que o projeto traria e o mais importante: se atenderia o público alvo de forma integral. Os locais de intervenção que estudei se encontram próximos ao aeroporto de Jundiaí, no qual já existe um projeto de ampliação. No complexo aeroportuário há algumas empresas e a maior escola de aviação brasileira (EJ). Próximo ao aeroporto também se encontra a Escola
Técnica Estadual Benedito Storani, as quais são meu foco.
A região está localizado longe do centro da cidade, o que é normal, já que os aeroportos geralmente são mais afastados. A questão é que muitos estudantes vem de fora, de diversas regiões do estado e do Brasil, e sofrem dificuldade ao encontrar um local para ficar que seja de fácil acesso às escolas, além da dificuldade de locomoção.
ÁREA DE ESTUDO:
Há dois lotes a serem estudados para a localização do projeto. Um mais próximo ao aeroporto, com uma área maior, outro aproximadamente 300m mais longe, porém mais próximo da rodovia que liga os locais mais movimentados da cidade (centro comercial, bairros mais habitados) à região do aeroporto. Ambos estão próximos a Escola de aviação e a ETEC.
EXPLICAÇÃO DO TEMA
A proposta é de se fazer um local para os estudantes se alojarem próximo ao complexo aeroportuário, facilitando também a locomoção destes até as escolas (através de onibus, vans, bicicleta ou até mesmo a pé). A minha idéia é que o projeto faça parte deste complexo, funcionando como um complemento, e se interligue também com a escola técnica.
O hotel também pode atender as pessoas que prestem serviço para alguma empresa ali localizada, ou que