Alteraçoes climaticas
Degelo: Árctico pode perder dois terços dos ursos polares
O degelo causado pelas alterações climáticas no Árctico poderá provocar o desaparecimento de dois terços da população de ursos polares nos próximos 50 anos, informou hoje o Instituto Geológico dos Estados Unidos.
O aviso figura num estudo pedido em Dezembro passado pelo secretário do Interior, Dirk Kempthorne, para determinar se esses animais devem ser incluídos na lista de espécies ameaçadas de extinção.
A ameaça que atinge 16 mil ursos polares poderá tornar-se mais grave pelo facto de o degelo estar a ser mais rápido que o esperado, especialmente nas costas setentrionais do Alasca e da Rússia, assinalaram os investigadores.
«Existe uma relação directa entre as mudanças no gelo marinho e o bem-estar dos ursos polares», afirmou em conferência de imprensa um dos cientistas participantes na investigação, explicando que, sem esse gelo, os ursos vêem-se obrigados a caçar em terra onde a sua destreza é muito menor.
Os ursos polares dependem das plataformas de gelo para caçar focas, que constituem o seu principal alimento.
O número dessas plataformas está a diminuir em todo o Árctico devido às alterações climáticas, assinala o documento, acrescentando que os cientistas do Instituto Geológico estimam que a meio deste século se tenham perdido 42 por cento do habitat dos ursos polares.
De acordo com o Centro norte-americano de Dados sobre a Neve e o gelo, as massas de gelo no Árctico atingiram o seu ponto mais baixo este ano e teme-se que continuem a diminuir no próximo mês.
http://bemcomum.wordpress.com/2007/09/09/alteracoes-climaticas-ursos-pulares-em-extincao/
Mapa: Dez espécies em risco de extinção
Até ao final do século, os elefantes nas savanas africanas ou os ursos polares no Árctico podem desaparecer. http://aeiou.expresso.pt/mapa-dez-especies-em-risco-de-extincao=f504091 Vinte a 30 por cento das espécies da Terra serão extintas se nada se