Aptidões
Referem-se ao potencial para a realização de tarefas ou atividades. Todas as pessoas conseguem contar, calcular, construir, nadar, no entanto algumas pessoas conseguem fazer com mais habilidade, melhor do que os outros. Porém nem tudo que fazem se demonstram mais hábeis, casos em que as pessoas demonstram alto em nível em todas aptidões são raros, e esses são classificados como inatas.
4.1 A distribuição normal
Ninguém sabe ao certo quanto das habilidades se deve as aptidões inatas, e quanto se desenvolve por meio de experiência e treinamento. Uma hipótese plausível é a proporção 60%-40%. Todos nós nascemos com 60%. Transformá-los em 100% é uma possibilidade que depende dos interesses, da experiência e da formação educacional de cada um.
Porém, os 60% de aptidão matemática de Einstein e Newton como, por exemplo, contém muito mais potencial do que os 60% da maioria das pessoas, isso é chamado de distribuição normal, onde uns poucos tem muito, outros tem muito pouco e a maioria está razoavelmente equipada em termos de potencial .
4.2 Tipos de aptidões
Agrupam-se em três categorias: intelectuais, físicas e interpessoais. Intelectuais | * Aptidão verbal: compreensão de palavras e textos, compreensão de sinônimos e antônimos. * Aptidão numérica: cálculo e raciocínio aritmético. * Aptidão espacial: capacidade de entender representações bidimensionais de objetos tridimensionais e de visualizar o efeito do movimento em três dimensões. * Raciocínio: capacidade de identificar seqüências lógicas, relações de causa e efeito e implicações de um argumento. * Memória. * Compreensão mecânica: compreensão de fenômenos mecânicos elementares (funcionamento de polias e alavancas, por exemplo) * Compreensão científica: compreensão e utilização de princípios científicos (observação da realidade, generalização, inferência). * Criatividade literária e artística: expressão de idéias por meio da escrita, pintura, música, representação,