aps pronta
ADMINISTRACAO DE CONFLITOS: OS SEUS IMPACTOS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO
Daniela Gromowski Prudencio. Curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha.
Professor Supervisor da APS
Monica de Lourdes Gottardi , orientadora supervisora de cursos de administração, direcionado a gestão de pessoas.
Resumo
O presente estudo trata-se do tema de administração de conflitos, com objetivo de analisar os impactos resultantes de um conflito dentro das organizações. Cada ser humano é único e seu modo de agir e pensar resulta em formas distintas de enxergar as situações, este fato podem gerar os conflitos. Os conflitos existem desde o inicio da humanidade e fazem parte de nosso cotidiano. A oposição de interesses geralmente é visto como um problema, mas quando sabemos a sua amplitude e for preparado tecnicamente podemos solucionar, proporcionando benefícios para a organização e as pessoas que estão envolvidas. Através da pesquisa interdisciplinar busca-se identificar motivos causadores, analisar métodos teóricos com soluções eficazes, enfatizando técnicas pra administrar os conflitos.
Palavras-chave:
Administração. Pessoas. Conflitos. Organização Empresarial.
1 INTRODUÇÃO
Durante muito tempo predominou nos estudos da administração teorias relacionadas ao conflito organizacional. Na Escola da Relação Humana, por exemplo, a ênfase colocada no elemento humano e em suas relações com o grupo no qual está inserida, a proposta era fazer com que o empregado compreenda a convivência da alteração visada, sendo assim, que a relação entre os cargos estariam integrados em torno de objetivos comuns, as relações humanas e o cooperativismo seriam premissas básicas que afastariam o conflito.
Conforme Berg (2012), a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forcas contrarias. Aplicando a realidade, conflito