APS Pronta
http://www.fsg.br/
VANTAGENS DA FARINHA WDS
Diogo Toigo, Malcon Felix, Robson Suzine Thiago Raoni Arcaro da Silva.
aEngenharia de Produção da Faculdade da Serra Gaúcha.
Professor Supervisor da APS
Professor Anderson Petrini Machado.
Resumo
Este artigo tem por finalidade através de uma pesquisa qualitativa, estabelecer critérios para análise de otimização de processo na indústria. Existe uma grande relação entre empresas petrolíferas, entre os países subdesenvolvidos e desenvolvidos, normalmente esta relação se caracteriza pela dependência de benefícios e praticas inovadoras adotadas pelas empresas. O Objetivo deste artigo é mostrar a empresa como uma grande inovadora no setor de petróleo a gás, suas inovações no ramo de micro-fusões de materiais para alto desgaste e qualidade para atender grandes empresas no ramo de extração do gás de petróleo. Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro.
Palavras-chave:
Otimização. Inovação. Custos. Micro-fusão de materiais.
1 INTRODUÇÃO
No atual cenário de competitividade acirrada, custo é uma questão de sobrevivência para qualquer empresa. Por isso, a busca pela otimização tem de estar presente a todo o momento, lado a lado com a eficiência operacional.
Muitas vezes a inovação de processo, parte por uma necessidade de haver uma otimização nos custos da organização.
Analisar os aspectos positivos da otimização de microfusão, avaliando possíveis vantagens da farinha WDS. Verificar se existe alguma vantagem na utilização da farinha WDS na microfusão.
Mostrar a inovação de um material no processo utilizado em microfusão e fundição de precisão, farinha (WDS). Analisar o processo de microfusão utilizando o pó de chamote e a farinha WDS e verificando se é realmente vantajosa a utilização desse produto novo no mercado. A otimização depende