APS Fermentação Lática Iogurte
Medicina Veterinária
Valor: 2,0 pts – presenças 2 horas
FERMENTAÇÃO LÁTICA E A PRODUÇÃO CASEIRA DO IOGURTE
Dividir a turma em grupos (com 8 alunos). Preparar o iogurte em casa e trazê-lo para degustação em sala de aula dia 02 de setembro (turmas 2A e 2B) E 05 de setembro (turmas e 2BD). Responda o questionário no final do texto:
RECEITA DO IOGURTE
Ingredientes
1 litro de leite integral
1 embalagem de 170 gramas de iogurte natural integral
3 colheres de sopa de leite em pó
Modo de fazer
Ferva o leite.
Desligue o fogo e aguarde amornar por alguns minutos. O leite deverá ficar numa temperatura que possibilite permanecermos por 10 segundos com o leite na palma da mão.
Transfira para um recipiente de plástico ou vidro ou cerâmica e misture bem o iogurte e o leite em pó. Envolva o recipiente com um pano de prato limpo e mantenha num lugar sem corrente de vento – de preferência mais quentinho – por no mínimo 10 horas. Pode ser usado caixa de isopor.
Depois deste tempo, o iogurte terá formado um bloco mais encorpado; mexa com uma colher e aí estará seu iogurte caseiro cremoso. Se quiser misturar frutas, não use mixer ou liquidificador, a menos que queira um iogurte para beber. Para acrescentar sabor e mantê-lo encorpado é necessário misturar apenas com uma colher. No caso de ameixa, por exemplo, bata apenas um pouco do iogurte com a fruta e depois misture manualmente com o restante. Caso queira uma opção mais grossa como o iogurte grego – ou até uma pasta mais sequinha, como uma coalhada seca – monte um coador de café com filtro de papel sobre um copo ou jarra e coloque o iogurte para escorrer na geladeira até obter a consistência desejada.
Caso queira incrementar, coloque pedaços de abacaxi em calda no iogurte.
A Fermentação Lática consiste na conversão anaeróbica parcial de carboidratos (mais especificamente a glicose) com a produção final de ácido lático, além de várias outras substâncias orgânicas. É processo microbiano de