Natação
Costas Neste estilo , o nadador permanece todo o percurso com o abdómen voltado para fora de água. A batida de pernas é semelhante à do Crawl. Os braços alongam-se sobre a cabeça alternadamente, entram na água passando junto à orelha, com a palma da mão virada para fora, de tal forma que o dedo mindinho seja o primeiro a penetrar na água. Nos seus movimentos até o quadril, o braço empurra a água e impulsiona o corpo na direção contrária.
Bruços Este é o mais lento dos estilos, é executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro de água. As pernas são trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos, enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. Em seguida, as pernas são impelidas para trás, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da rã, ao mesmo tempo em que os braços são estendidos para frente. A inspiração de ar é feita no final de puxar o braço, quando o nadador ergue a cabeça para fora da água.
Mariposa Este estilo surgiu como uma variação do bruços, em que os braços eram lançados à frente por cima da água. O estilo foi criado em 1935 pelo americano Henry Myers. A partir de 1952, por determinação da Federação Internacional de Natação Amadora (FINA), passou a ser prova específica, com a adopção de um movimento simultâneo e sincronizado dos pés, no plano vertical, o que aumentou a velocidade e deu origem ao estilo que actualmente é chamado mariposa.
- Certifica-te que a piscina tem vigilância;
- Usa chinelos para não escorregares e não apanhares doenças de