APS Estruturas Organizacionais
Conceitos básicos e elementos da estrutura organizacional
A estrutura de uma organização pode ser definida como o resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades desde os níveis mais baixos ate a alta administração são especificadas e um sistema de comunicação é delineado permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para o atingimento dos objetivos organizacionais.
Departamentalização é o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados.
O grau de descentralização da autoridade é outra decisão importante no processo de delineamento da estrutura. Quando as decisões estão excessivamente centralizadas no topo de hierarquia temos demora nas decisões e frustrações, sobrecarga da alta administração e decisões desvinculadas da realidade.
Estruturas tradicionais
A estrutura de uma organização deve estar continua sintonia com a natureza da atividade e seu ambiente.
A estrutura formal é aquela explicitada em manuais de organização que descrevem os níveis de autoridades e responsabilidades dos vários departamentos e seções. A representação gráfica da estrutura formal é feita através de organograma. As firmas tradicionais de estruturar tendem a facilitar a especialização. Os critérios para departamentalizar, analisados no tópico anterior, reforçam este fato.
Utilização de formas de departamentalização
Outras características das estruturas tradicionais é a utilização de formas convencionais de departamentalização funcional, por processo, geográfica, etc.
Formas de departamentalização
Departamentalização, como já foi salientado, é o processo através do qual as unidades são agrupadas em unidades maiores e assim sucessivamente ate o topo da organização, dando origem aos diversos níveis hierárquicos. Há vários critérios que podem ser utilizados para departamentalizar.
Os mais tradicionais são: funcional;