evolução da representação das maos
RESUMO
A interação entre arte e ciência foi intensa durante o Renascimento e caiu depois de retornar de forma significativa no século XX, principalmente com o uso de técnicas de identificação, datação de obras de arte eo desenvolvimento de novos materiais. A relação entre artes plásticas e Cirurgia da Mão é intensa e reproduções artísticas da mão são freqüentes na ilustração de textos científicos.
Com o objetivo de compreender o papel da mão nas artes plásticas, reproduções de obras de arte (esculturas e pinturas) representante de vários estilos ou períodos da história da arte foram analisadas com enfoque no estudo das mãos. Detalhes anatômicos, relacionamento com outras estruturas do corpo humano, o papel na composição e aspectos simbólicos das mãos foram estudados no contexto histórico e artístico de obras de arte do período paleolítico (pré-história) até o século XX. A representação da mão nas artes plásticas está diretamente relacionado com o estilo ou período da obra e à capacidade individual de interpretação e execução do artista.
INTRODUÇÃO
A relação entre artes plásticas e Cirurgia da Mão é constante na vida profissional e acadêmica dos médicos que se dedicam a esta especialidade cirúrgica. Livros clássicos e contemporâneos sobre Cirurgia da Mão usar constantemente reproduções de obras de arte para suas capas, como a de 1967 da edição espanhola da Bunnell e Boyes livro ¾ Cirurgia de La Mano, e edição do manual de instruções do AO / ASIF Curso de Mão de 1998 do. A revista científica Acta Ortopaedica Scandinavica usa para publicar em suas capas reproduções de obras de arte desde 1991, fazendo parte das questões ligadas a temas relacionados com o membro superior.
A interação entre arte e ciência, presente durante toda a história humana, atingiu grande intensidade durante o Renascimento, em declínio nos anos seguintes com uma retomada significativa no século XX, principalmente com o uso de