Aproveitando resíduos de uma fábrica de produtos derivados de frutas, como: geleias, compotas, sucos, polpas...
TÉCNICO EM ALIMENTOS
(NUTRIÇÃO E DIETÉTICA)
Maceió-AL, 17 de setembro de 2014
LUANA MARQUES DA SILVA
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Realização da situação de aprendizagem solicitada pela professora de Nutrição e Dietética Larissa Casado, para obtenção de conceito e demonstração de conhecimento obtido em sala de aula em relação à unidade estudada.
Maceió-AL, 17 de Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A indústria de alimentos, em especial a de processamento de frutos, produz ao longo de sua cadeia produtiva uma grande quantidade de resíduos agroindustriais, o que gera perda de divisas, diminuição do lucro, além de inúmeros problemas ambientais. Atualmente, as agroindústrias investem no aumento da capacidade de processamento, gerando grandes quantidades de resíduos, considerados custo operacional para as empresas, aumentando o desperdício, sendo esse, fonte de contaminação ambiental, gerando assim, problemas não só para as indústrias, mas para a sociedade.
Calcula-se que, do total de frutas processadas, sejam gerados, na produção de sucos e polpas, entre 30 a 40% de resíduos agroindustriais. Como a quantidade de resíduos pode chegar a muitas toneladas, agregar valor a esses produtos é de interesse econômico e ambiental, além de possibilitar sua utilização eficiente, econômica e segura.
Os principais resíduos gerados no processamento de polpas de frutas são, dependendo do tipo da fruta processada, casca, caroço ou sementes e bagaço. Esses resíduos possuem em sua composição vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes importantes para as funções fisiológicas. No entanto, na maioria das fábricas são desperdiçados. Tais resíduos poderiam ser utilizados com a finalidade de desenvolvimento de novos produtos alimentícios onde possam ser adicionados esses resíduos, com isso, minimizando o desperdício de alimentos, agregando